Principais Erros Cometidos por quem quer Emagrecer
- Fabiana Moreira

- 23 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Acredito que todos sabem os passos básicos para uma alimentação saudável e perda de peso, mas muitos não conseguem emagrecer e lutam contra o ponteiro da balança. Por este motivo decidi comentar sobre os PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS POR QUEM QUER EMAGRECER.

RESTRINGIR DEMAIS A DIETA
Quem quer perder peso rapidamente, normalmente se rendem facilmente a dietas restritivas, consumindo poucas calorias e tentam viver de apenas alface, tomate e frango grelhado. Esse tipo de dieta até pode provocar uma perda de peso inicialmente, mas ninguém consegue se manter nessa dieta por muito tempo e após esse período de privação ocorre o que chamamos de compulsão alimentar (consumo “descontrolado” de alimentos), que irão ocasionar o ganho de peso, muitas vezes superior ao peso inicial, além do mal estar que este tipo de dieta poderá ocasionar como tontura, fraqueza, irritação, etc, o que fazem você desistir dela.
Dica da Nutri: tenha uma dieta equilibrada, contendo proteínas, carboidratos e gorduras boa!
CORTAR O CARBOIDRATO DA ALIMENTAÇÃO
É muito comum as pessoas que querem emagrecer, cortarem os carboidratos da alimentação, O resultado dessa maluquice é fazer com que você resista a essa dieta por um período curto de tempo e até proporciona o emagrecimento, porém a falta de carboidratos faz com que falte energia e acarreta muita fraqueza, indisposição, mau humor, irritação e etc. Além de aumentar os estoques de gordura.
Dica da Nutri: consuma carboidratos de boa qualidade, carboidratos de baixo índice glicêmico (integrais) pois estes são absorvidos lentamente, não elevando rapidamente os índices de insulina, não aumentando os depósitos de gordura abdominal.
PERÍODOS LONGOS EM JEJUM
Ficar longos períodos sem se alimentar, atrapalha a perda de peso, pois em jejum o organismo entende que precisa economizar energia, então ao invés de gastar ele guarda energia sob forma de gordura. Além disso esse tipo de comportamento aumenta a vontade de comer doce e alimentos mais gordurosos.
Dica da Nutri: Acelere o seu metabolismo comendo de 3 em 3 horas. Portanto faça lanches intermediários entre as refeições principais.
COMER RÁPIDO DEMAIS
Comer rápido, faz com que você ingira mais alimentos até que a sua fome seja saciada. O ato de mastigar é que envia para o cérebro a mensagem de saciedade, e enquanto essa mensagem não chega você não para de comer. Além disso, a má mastigação prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes e lembre-se o combustível do seu organismo são os nutrientes, e se você não os absorve, a sua saúde será prejudicada.
Dica da Nutri: Mastigue devagar os alimentos, portanto se concentre na refeição. Evite distrações com televisão, celular, reuniões de trabalho ou discussões.
FOME EMOCIONAL X COMPULSÃO ALIMENTAR
Não distinguir a fome real com a fome emocional (causada por ansiedade, tristeza, alegria, etc.), que aprece a qualquer momento repentinamente e faz com que muitos busquem alimentos extremamente calóricos como o chocolate.
Dica da Nutri: coma de 3 em 3 horas para não deixa a come chegar de forma avassaladora.
ACHAR QUE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NÃO ENGORDAM
É muito comum achar que alimentos considerados saudáveis não engordam: os exemplos mais comumente ingeridos em grandes quantidades são: os azeites, o queijo branco, a granola, as castanhas, o pão integral. Mesmo os alimentos sendo saudáveis, tem calorias, e o excesso de calorias leva ao ganho de peso.
Dica da Nutri: Coma respeitando as suas necessidades individuais. Procure uma nutricionista para lhe ajudar.
FAZER COMPRAS COM FOME
Ir ao supermercado com fome, faz com que muitos “besteróis” sejam colocados no carrinho e levados para casa e se tiver em casa será consumido.
Dica da Nutri: Vá as compras bem alimentado e troque o supermercado pela feira!
ABUSOS EXCESSIVOS NOS FINAIS DE SEMANA
Muitos se alimentam bem de segunda à quinta, e exageram na sexta, sábado e domingo consumindo muitos doces, refrigerantes, frituras, sorvetes, petiscos e álcool.
Dica da Nutri: Portanto devem ser criadas regras para o consumo de alimentos com alta densidade calórica.
NÃO PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA
Você consome calorias com a alimentação e queima com a atividade física, portanto quem não pratica atividade física não queima gordura. Afinal, os exercícios aceleram o metabolismo e queimam gordura, por isso é tão indicado para quem quer emagrecer. Não adianta apernas confiar na dieta, tem que se exercitar pelo menos 3x/semana, para acelerar o metabolismo e o gasto calórico, além de melhorar a disposição no dia a dia.
Dica da Nutri: Exercite-se pelo menos 3x/semana.
DESISTIR DA DIETA
Quem quer emagrecer rápido e não consegue alcançar o objetivo imediatamente, normalmente fica incomodado e acaba largando a dieta no meio do caminho.
Dica da Nutri: Aprenda a comer e você não se sentirá mais de dieta.
Conte com a ajuda da nutricionista para a sua reeducação alimentar!A dieta seve ser individualizada e sempre contar com um apoio de uma nutricionista para que você tire as suas dúvidas e entenda como um organismo responde a um processo de emagrecimento, sem fazer projeções impossíveis de serem conquistadas!
Agende a sua consulta (11) 2649-2951
Rua Nanuque, 558 – Vila Leopoldina – São Paulo / SP


Comentários