top of page

Porque dietas não funcionam?




ree


Pessoas que buscam dietas, são pessoas que passam uns bons anos (para não dizer a vida toda, em alguns casos) lutando contra a balança.


Se dietas funcionassem as pessoas não ficariam pingando de dieta em dieta? Concorda?


DIETA É 8 OU 80


Imagina você erguendo um peso de 80 Kg, no começo você pode ate aguentar, mas logo o seu braço começa a tremer, começa pesar, até que você não aguenta mais e precisa soltar esse peso no chão.


O que eu percebo é exatamente isso! Pacientes que buscam dietas restritivas, vivem o 8 ou 80, o tudo ou nada. E se não estiver fazendo “tudo”, então a única opção que tem à sua disposição é não fazer “nada”. E esse não é o caminho, precisamos encontrar o 40 e não ser 8 ou 80.


Quem se predispõe em fazer dieta, começa nos 80, motivação total, aquele pensamento: AGORA VAI! ... Mas os dias vão passando ou as semanas vão passando e a dieta começa a ficar pesada e a pessoa que esta fazendo TUDO, em uma primeira recaída (que faz parte e acontece com todo mundo, não é só com você 😊), já se sente frustrada e fraca, e então logo já chuta o balde e resolve a não fazer mais NADA.


Conclusão abandona a dieta, reganha o peso que tinha reduzido, recuperando ou até adquirindo um peso maior do que o inicial!


Não ache que a dieta funciona, mas é você que é fraca, é você que não consegue, é você quem falha, é você quem é a culpada por não conseguir sustentar a dieta. É que dieta que não funciona mesmo, o problema não é você e sim a dieta!!!


Mas até você perceber isso leva tempo e você acaba vivendo bastante tempo no ciclo das dietas do emagrece e engorda. Engorda e quer emagrecer. Emagrece e engorda de novo ... É ciclo atrás de ciclo, é dieta atrás de dieta e quem vive assim nesse efeito sanfona, nem consegue mais viver sem dieta, já não sabe mais se alimentar sozinha, esta sempre refém de regras externas, perde totalmente a autonomia alimentar.



MENTALIDADE DE DIETA AUMENTA O DESEJO POR COMIDA


A mentalidade de dieta te faz acreditar que existem alimentos que “bons / permitidos” e alimentos “ruins / proibidos”.


Ao dividir os alimentos em “proibidos” e “permitidos” criamos uma idéia de restrição, marcada por uma realidade negativa: não posso isso, não devo comer aquilo, isso não é legal, aquilo não é permitido ... e o que acontece? O seu cérebro deseja ainda mais aquele alimento classificado como proibido e a sua vida passa a girar em torno da comida: esta triste quer comer, esta feliz quer comer, esta alegre quer comer, esta cansado quer comer, esta com raiva quer comer ...


Ou seja você acaba associando aos alimentos proibidos uma grande carga emocional, aumentando o desejo, a vontade, a compulsão ... e com isso passamos a pensar (e às vezes até literalmente sonhar) com comida o tempo todo.


A ansiedade gerada por esse processo pode vir acompanhada de episódios de descontrole e grande ingestão desses mesmos alimentos, seguidos da sensação de fracasso e falta de competência e pensamento sabotador: eu não consigo! Mas não é você que não consegue, é dieta que não funciona!!!


Saiba que nenhum alimento te engorda ou te emagrece, mas o conjunto das suas escolhas na maior parte do tempo é quem define o seu peso e a sua saúde. Existem alimentos que devem fazer parte do nosso dia a dia enquanto outros devem ser exceções e não regra. Simples assim!



DIETAS RESTRITIVAS AUMENTAM A FOME


As dietas restritivas provocam alteração hormonal: aumentam a grelina (hormônio da fome) e diminui a leptina (hormônio da saciedade). Conclusão você tentando restringir a sua alimentação, restringindo as calorias, o volume e a sua fome aumentando .... impossível dar certo!


Ainda por cima, enfraquece os seus sinais de fome e saciedade e você perde a noção de quando esta com fome e quando esta saciada, e é essa é uma das razões pelas quais as pessoas acham que não sabe se alimentar sem dieta, acha que esta sempre com fome e não consegue perceber sinais de saciedade e dieta atrapalha a relação com a comida mesmo. Esqueça dieta, é preciso aprender a comer bem!



DIEAS RESTRITIVAS DESACELERAM O METABOLISMO


O nosso corpo precisa de energia para funcionar, e essa energia vem na forma de alimentos. Até mesmo quando estamos dormindo, ou parados, não fazendo absolutamente nada, precisamos dessas calorias. É o que chamamos de metabolismo basal – que é a quantidade mínima de energia que precisamos para manter as funções vitais do nosso organismo em repouso.


Quando uma pessoa inicia uma dieta restritiva, e passa a comer menos, o corpo entra em estado de alerta: “eita, não esta chegando comida suficiente”. E, com isso por defesa e para a sua sobrevivência, o seu organismo aumenta a sua fome (aumenta a produção da grelina), para te incentivar a comer mais e então aumenta o seu apetite e a sua fome. Só que você não come, essa comida não chega e então, o seu organismo reage economizando energia que é gasta no repouso e o seu metabolismo vai ficando lento. E quanto mais restrição, menor o metabolismo.


Você tentando emagrecer e a sua fome aumentando, impossível dar certo a longo prazo! E por isso que dificilmente alguém consegue sustentar dieta por muito tempo, é comum chutar o balde e voltar a comer como antes, e o que acontece? A pessoa volta a engordar com facilidade, pois o metabolismo desacelerou, o organismo esta gastando menos energia e você ingerindo mais comida. A conta não fecha!


Lógico que diminuir calorias por dia pode refletir de certa forma no peso, mas pensa comigo a cada dieta você desacelera um pouco mais o seu organismo, a cada nova tentativa de dieta você deve comer ainda menos, chega uma hora que fica muito difícil mesmo emagrecer.


Esqueça dieta, esqueça restrição calórica, você deve comer com qualidade, se manter bem nutrida, e só assim consegue manter o seu metabolismo trabalhando bem!


DIETAS RESTRITIVAS DEIXAM AS PESSOAS NEURÓTICAS POR CALORIAS


Você há de concordar comigo que se obrigar a contabilizar cada grama de arroz que se põe no prato não é a coisa mais agradável do mundo. A Nutrição evoluiu, e já está bastante claro que a qualidade do que comemos importa tanto quanto a quantidade. Uma lata de refrigerante, por exemplo, pode ter o mesmo valor calórico de um prato de salada com legumes e você vai continuar preocupada com calorias?


Os alimentos frescos são mais ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos do que os que foram muito processados pela indústria, como refrigerantes, bolachas, iogurtes de fruta, batatas chips, macarrão instantâneo e outros.

Isso não quer dizer que devemos cortar tudo que é industrializado, mas sim, ter esse senso crítico para fazer escolhas mais inteligentes, e não ficar se prendendo a números de calorias e pensando que vão fazer diferença para sua saúde.


Temos que nos preocupar com o valor nutricional e não com o valor calórico!


Se quer melhorar a condição da sua saúde, deixe de lado as contagens calóricas e coloque mais qualidade e variedade no seu prato, prestando atenção aos seus sinais de fome e saciedade. De quebra, você pode ter um resultado bastante interessante: chegar ao seu peso saudável sem sofrimento!



E então? Está convencido que dietas restritivas não são uma boa estratégia de emagrecimento sustentável?


É preciso aprender a comer de forma mais nutritiva, acalmar a mente de que você pode comer de tudo, mas não tudo e saber que hábitos sustentáveis não são baseados em restrição e sim na inclusão!


Comentários


bottom of page