Porque eu sinto mais fome no frio?
- fabianagmn
- 27 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Você já se perguntou por que sente mais fome no frio? E por que normalmente queremos sempre algo mais gorduroso ou cheios de energia a base de farinhas, açúcares … ?
Isso ocorre, pois no inverno, principalmente quando há uma queda grande de temperatura, temos uma maior tendência em gastarmos mais energia para manter a temperatura corporal adequada. Mas esse aumento pode variar entre 100 e 150 Kcal. Não é para tanto né?
Além disso não queremos nada com temperatura mais fria, o que nos acolhe são alimentos quentinhos, que promovem maior bem-estar, conseguindo produzir um calor térmico ao organismo, aliviando a sensação de frio. Mas esse quentinho não deve ser necessariamente bolo, pães, biscoitos … alimentos cheios de farinhas, açúcares e gorduras. Podemos acolher nosso corpo com chás, sopas, vegetais cozidos, panquecas quentinhas, bolinhos nutritivos, mingaus preparados com leite vegetais …. temos muitas opções e só deixar a imaginação saudável te conduzir e uma profissional parceira te auxiliando com receitas mais nutritivas e saudáveis, pode fazer grande diferença! Terei um enorme prazer em te ajudar!
Não pensando apenas na questão alimentar, e sim na comportamental, nesses momentos que há uma queda de temperatura e o frio se torna mais rigoroso, tendemos a ter menos motivação e ficarmos mais preguiçosos durante o dia, o que também explica nossa falta de energia e necessidade de repor através de alimentos mais densos e gordurosos. Além disso nosso organismo produz uma maior quantidade de melatonina (hormônio do sono) devido dias menos claros em relação ao verão, diminuindo a vontade de produzir e ser ativo ao longo do dia.
E esse tédio todo, nos leva a só pensar em comer. Ficamos com mais vontade de comer e se você ceder à sua vontade de comer comidas apetitosas e mais calóricas, com certeza perderá o controle e aumentará gordura, circunferências e deixará o seu corpo mais inflamado em um ambiente mais favorável a estocar gordura.
Algumas dicas que talvez possam te ajudar:
Proporcione maior saciedade através do consumo de fibras, proteínas e gorduras boas nas refeições
Inclua o consumo de chás para garantir boa hidratação (lembre que confundimos sede com fome) e também aquecer o nosso corpo.
Não insista na salada, pois comida gelada não nos acolhe nesse momento. Consuma sopas ou vegetais cozidos, assados, grelhados ou refogados.
Se mantenha ocupado, evite mente vaga para evitar ficar só pensando em comida
Não pense se vai ou não treinar, simplesmente vá! Coloca a roupa de treino, o tênis, escolha a sua playlist favorita e e vá treinar para esquentar e se ocupar.
A vontade de comer não precisa ser correspondida toda vez que aparecer, ela pode esperar! Use a regra dos 20 minutos: tente se distrair por 20 minutos planejando o roteiro de uma viagem, lendo um livro, brincando com o cachorro, brincando com os filhos …. se ocupando a vontade passa rapidinho, mas se passado os 20 minutos ainda quiser comer, coma de forma consciente, se acolhendo como merece!


Comentários